top of page
Gotas de água

Premiações e Certificados

Nossas premiações e certificados são importantes formas de reconhecimento do conhecimento científico gerado pela PLUVI dentro da Universidade Federal de Pernambuco. Eles garantem que há segurança e eficiência na tecnologia que desenvolvemos para que ela chegue até você. Se somos reconhecidos por nossa inovação e responsabilidade social, queremos compartilhar esses destaques emocionantes com você! Confira as nossas realizações e entre em contato conosco.

01.

Reconhecimento do DesviUFPE como Tecnologia Social pelo Banco do Brasil (2013)

02.

Vencedor do Prêmio Mandacaru, na categoria Pesquisa Aplicada (2013)

03.

Vencedor do Prêmio ANA - Agência Nacional de Águas, na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica (2014)

04.

Voto de Aplausos proposto pelo Vereador e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania de Recife Marco Aurélio Filho (2021)

05.

Sávia Gavazza é vencedora do Bayer Foundation Women Empowerment Award,na categoria de Projeto de impacto na Saúde (2023)

Reconhecimento do DesviUFPE como Tecnologia Social pelo Banco do Brasil (2013)

certificado do banco do brasil.PNG

O Prêmio tem por objetivo certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas e em atividade, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas à: alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e saúde.

O Prêmio tem por objetivo certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas e em atividade, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas à: alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e saúde.

Uma Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social, como por exemplo, o DesviUFPE, tecnologia desenvolvida por Júlio César e Sávia Gavazza, nascida no grupo de água de chuva da Universidade Federal de Pernambuco, e que ganhou o reconhecimento da Fundação BB em 2013. 

CHUVA-CAPTACAO-7.2.jpg

O DesviUFPE consiste, basicamente, em uma combinação de canos PVC que irá receber a água captada no telhado e separar a água que lavou os telhados e a atmosfera e vem carregada de impureza, que é o volume correspodente ao primeiro milímetro da chuva. A água com impurezas ainda pode ser utilizada para fins não potáveis como regar o jardim, lavar calçadas e dar descargas. A água de melhor qualidade pode ser utilizada para fins potáveis, após simples processo de desinfecção. Uma solução simples e prática que garante melhor qualidade da água, segurança e saúde.

O DesviUFPE é uma das bases tecnológicas do PluGoW, produto Pluvi. O reconhecimento do DesviUFPE como tecnologia social demonstra a eficácia da nossa solução e sua utilidade social. Qualquer pessoa pode ter acesso a água de qualidade através de um equipamento simples, barato e de fácil aplicação. É de grande satisfação para a Pluvi ter participado lá do início na criação desta tecnologia com reconhecido impacto e que contribui para a universalização da água.


Fonte: https://www.bb.com.br/site/tecnologiasocial/

Vencedor do prêmio Mandacaru,
na categoria Pesquisa Aplicada (2013)

O Prêmio Mandacaru - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido tem a finalidade de promover a produção de conhecimento e o desenvolvimento de ações inovadoras e exitosas em prol da convivência solidária e sustentável com o Semiárido brasileiro.

A iniciativa integra o Programa Cisternas e é realizado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

premio_mandacaru.jpg

É importante lembrar que o Programa Cisternas (Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais) foi um importante passo para que famílias rurais de baixa renda e povos e comunidades tradicionais  atingidas pela seca ou falta regular de água no semiárido brasileiro tivessem acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo, a exemplo, o DesviUFPE.

 

A Inclusão do DesviUFPE como sistema de proteção sanitária no programa foi de grande valor para assegurar a qualidade da água a ser consumida e utilizada pelas famílias beneficiadas. Essa medida só foi possível através da pesquisa científica desenvolvida por membros da PLUVI na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o que levou a conquista do prêmio na categoria de Pesquisa Aplicada (direcionado a instituições de pesquisa).

 

O prêmio Mandacaru e a participação no Programa Cisternas foram de grande importância para a equipe PLUVI vislumbrar o impacto que sua solução tem na vida das pessoas, em especial as famílias do semiárido. Devido a essa conexão tão significativa, atualmente o sertanejo ocupa um espaço muito especial em nossa história.

DSC01321.JPG

Vencedor do Prêmio ANA - Agência Nacional de Águas, na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica (2014)

140_praticas-vencedoras-do-premio-ana-2014-serao-conhecidas.jpg

O Prêmio ANA tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas do governo, de empresas, de organizações não governamentais (ONGs), de organismos de bacia, de ensino, de pesquisa e inovação tecnológica e da imprensa que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País.

Promover o combate à poluição e ao desperdício dos recursos hídricos apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações é um ponto fundamental para a sexta edição da premiação realizada em 2014.

 

Os critérios de efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira levaram as pesquisas desenvolvidas pela atual equipe PLUVI a conquistar o prêmio na categoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica. 

Essa conquista se destaca em nossa história pois elucidou o caráter inovador na solução desenvolvida pela equipe PLUVI e fomentou a necessidade de organizar a Startup, lembrando que sua inauguração veio a acontecer em 2021 graças a propulsores como o prêmio ANA, por exemplo.

DSC05240.JPG

Voto de Aplausos proposto pelo Vereador e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania de Recife Marco Aurélio Filho (2021)

A Moção ou Voto de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

WhatsApp Image 2024-01-11 at 10.53.13.jpeg

Em 2021, o Vereador do Recife e Ouvidor Geral, e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania de Recife Marco Aurélio Filho propôs um voto de aplausos para a PLUVI pela pesquisa que tem desenvolvido em prol do acesso a água de qualidade através da potabilização da água da chuva na cidade do Recife. 

Marco Aurélio Filho é idealizador do movimento #SomosACidadeQueQueremos, que busca ouvir as comunidades, revitalizar os espaços públicos e despertar na população o poder de pertencimento desses lugares. Sua conexão com a PLUVI não é a toa, estando alinhado aos princípios que a PLUVI defende, como por exemplo, a defesa dos direitos dos cidadãos, o desenvolvimento sustentável e a busca por mais educação e saúde. 

 

Votos de Aplausos são importantes oportunidades para que uma população conheça quem tem trabalhado para melhorar a sua cidade. A PLUVI se sente honrada e grata pelo reconhecimento promovido por Marco aos nossos esforços pela democratização do acesso à água através da potabilização da água da chuva na cidade do Recife. Desejamos fazer cada vez mais.

Sávia Gavazza é vencedora do Bayer Foundation Women Empowerment Award,
na categoria de Projeto de impacto na Saúde (2023)

A Bayer Foundation Women Empowerment Award é um projeto dedicado a apoiar mulheres fundadoras a terem sucesso e a reconhecerem o seu espírito empreendedor. Em colaboração com o Unknown Group, a Fundação Bayer tem se dedicado a remover os obstáculos à inovação pioneira desenvolvida por mulheres empreendedoras em todo o mundo.

maxresdefault.jpg

É necessário reconhecer que as mulheres empresárias desempenham um papel fundamental na luta contra a pobreza e na promoção do desenvolvimento das regiões onde operam. No entanto, o percurso do empreendedorismo social feminino é marcado por grandes desafios: a falta de financiamento, a discriminação e a falta de oportunidades de networking são apenas alguns obstáculos que podem ser citados. Apoiar as mentes mais brilhantes que, em conjunto, pavimentam o caminho para um futuro mais justo com suas soluções de saúde, nutrição e agricultura é o objetivo fundamental desta premiação.

 

Entre 900 aplicações na América Latina para a Bayer Foundation WEA 2023, Sávia Gavazza, mentora-científica da PLUVI, após passar por várias fases que envolveram desde a votação popular a análises técnicas, se destacou na categoria de impacto na saúde pelo seu trabalho desenvolvido na Startup, se tornando uma das 5 ganhadoras da Premiação em toda América Latina.

WhatsApp Image 2024-01-12 at 01.28.36.jpeg

A PLUVI se orgulha da ciência e inovação desenvolvida por Sávia Gavazza em busca de segurança hídrica assegurando saúde para todos através da água de qualidade. Também temos grande satisfação em participar de uma premiação que abre portas para que mulheres  em todo o mundo tenham seus empreendimentos reconhecidos, uma vez que a igualdade  de gênero é fundamental para o desenvolvimento.

bottom of page